25 de Setembro, 2023

Quando falamos em Treinamento SST, isto é, nos treinamentos com foco em Saúde e Segurança do Trabalho, falamos de ferramentas de capacitação que visam orientar e preparar os trabalhadores para atuar com segurança e cautela em suas funções e ambientes de trabalho. 

Esse aprendizado se pauta ainda na compreensão absoluta das atividades, seus riscos e, consequentemente, no preparo dos profissionais para a prevenção e, se necessária, a resposta imediata às emergências. 

A importância do treinamento sst

O treinamento sst fomenta uma cultura de saúde e segurança que visa a preservação e valorização da vida. Mas vale destacar que, para este fim, não basta apresentar metodologias ou implementar procedimentos. 

É preciso envolver e sensibilizar de forma coletiva, a fim de promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, em que os próprios trabalhadores atuem de forma eficiente na mitigação de riscos e na prevenção de acidentes, lesões ou doenças decorrentes do trabalho.

O resultado será a melhora nos indicadores: menos afastamentos, acidentes, maior produtividade e bem-estar dos colaboradores.

Obrigatoriedades

Os treinamentos em saúde e segurança do trabalho devem obedecer às regras estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras — amplamente conhecidas como NRs —, do Ministério do Trabalho e Emprego, e se aplicam a organizações públicas ou privadas de acordo com o setor/segmento, grau de risco, prazos e funções específicas, entre outras condições a que se encaixam as empresas.

Atualmente existem 38 normas regulamentadoras, sendo que algumas delas preveem treinamentos obrigatórios, sendo algumas:

Treinamento NR 1

O treinamento para NR1 visa capacitar quanto aos riscos ocupacionais de acordo com a atividade, indústria e função a que o trabalhador está submetido, a fim de reduzir acidentes e doenças ocupacionais, tratando de procedimentos de segurança e de gestão de riscos — como o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), primeiros socorros e resposta a emergências — além de políticas de saúde e higiene que promovem o bem-estar e a produtividade. 

Treinamento NR 5 

O treinamento em NR 05 é obrigatório por lei e essencial para membros e representantes nomeados da CIPA — a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, responsável pela prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, assim como pela preservação da vida e promoção da saúde dos colaboradores dentro das empresas.

Treinamento NR 6

O treinamento em NR 6 capacita os colaboradores quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mostrando como selecionar, ajustar, inspecionar, armazenar e muito mais.

Treinamento NR 10

A NR 10 trata da saúde e segurança dos trabalhadores que interagem, direta ou indiretamente, em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Assim, enquanto o treinamento básico em NR 10 capacita o trabalhador para atuar nesses ambientes, conforme as exigências do ministério do trabalho, o curso complementar em segurança no sistema elétrico de potência (SEP) e suas proximidades qualifica o profissional para atividades e serviços envolvendo eletricidade em alta tensão, acima de 1000 volts.

Treinamento NR 11

A NR 11 estabelece normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras, sendo neste caso indicados treinamentos como os de Operadores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Operadores de Guincho Agrícola, Operadores de Muque, Operadores de Ponte Rolante e Talha elétrica, Operadores de Empilhadeira, Operadores de Hilo Tombador, entre outros.

Treinamento NR 12

A NR 12 busca a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, sendo umas das principais ferramentas o treinamento NR 12 que orienta os operadores para que possam analisar fatores de risco e atuar de forma preventiva no uso de seus instrumentos de trabalho.

Treinamento NR 13

O treinamento para a NR13 é ferramenta imprescindível para a garantia da segurança e da integridade de trabalhadores envolvidos no manuseio de equipamentos como caldeiras a vapor, vasos de pressão, tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento.

Treinamento NR 18

Os treinamentos disponíveis para a NR18 tratam dos riscos e medidas de segurança necessárias no meio ambiente de trabalho na Indústria  da Construção, entre ele o Curso de Integração de Segurança na Construção Civil e o de Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho (PEMT), que ensina regras de segurança, uso e manutenção do equipamento, conscientizando sobre os riscos e como mitigá-los.

Treinamento NR 20

Os treinamentos para NR 20 tratam da segurança e saúde no trabalho de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Eles incluem a Iniciação sobre Inflamáveis e Combustíveis, a Exposição ocupacional ao Benzeno em postos revendedores de combustíveis (PRC) e cursos de Segurança com Líquidos e Inflamáveis:

Treinamento NR 33

Os treinamentos para NR33 incluem o de Trabalhador Autorizado e Vigia e de Supervisor de Entrada, e são fundamentais para operação e manutenção de  espaços confinados de forma segura e eficiente e para o cumprimento da legislação, assegurando a proteção da vida e saúde dos profissionais envolvidos em trabalhos nestes ambientes.

Treinamento NR 35

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e da Revista Proteção, cerca de 40% dos acidentes de trabalho no Brasil são decorrentes de quedas. Por isso, o treinamento para NR35, que determina medidas de prevenção para o trabalho em altura, é fundamental para a mitigação de riscos e proteção da vida.

Gestão e controle

A gestão sobre a demanda de treinamentos pode ser muitas vezes desafiadora, diante da complexidade e variedade de normas e suas especificações. Existe ainda a necessidade de estar sempre atento à reciclagem, isto é, a renovação periódica de alguns destes treinamentos, que devem ocorrer sempre que haja uma atualização na norma, o vencimento de uma licença, a realocação de funções, entre outras condições. 

Daí a necessidade de contar com um parceiro que apoie na consultoria, auditoria e controle destas obrigações, fornecendo treinamentos, orientação e certificação para os colaboradores e dando agilidade aos processos. Com isso é possível garantir que sua empresa estará sempre atendendo aos requisitos da legislação, assim como seu time estará preservado, numa cultura que valoriza a vida, através da saúde e segurança do trabalho.

Comentários 0