QSMS é a sigla que define o sistema de gestão integrada da qualidade, segurança, meio ambiente e saúde nas organizações. Ele visa garantir que não só o produto e/ou serviço ofertado pela companhia atenda a um padrão de qualidade, mas que também os seus meios de produção obedeçam a critérios de segurança, preservem os colaboradores e minimizem o impacto no meio ambiente.
O termo vem se popularizando especialmente diante da demanda do mercado por políticas mais sustentáveis. Por consequência, é maior a expectativa sobre as empresas para que assumam compromissos com os pilares do QSMS a fim de se tornarem mais competitivas.
Quer saber mais sobre o assunto — quais são as normas, seus objetivos e como se aplicam? Nós explicamos:
QSMS na prática
Como mencionamos, cada item na sigla diz respeito a um pilar na gestão, sendo:
- Qualidade sobre os produtos e/ou serviços, bem como sobre os meios de produção a que são submetidos;
- Segurança sobre o ambiente de trabalho, os meios de produção e a distribuição;
- Meio ambiente sobre potenciais impactos e mitigação de riscos e;
- Saúde sobre o bem-estar e produtividade dos colaboradores.
Juntos, estes pilares atuam tanto na prevenção quanto na resolução de problemas — tais como acidentes de trabalho, acidentes ambientais, entre outros — otimizando processos e alcançando melhores resultados.
Sua implementação geralmente é feita através de normas, isto é, guias que estabelecem regras e condutas ideais para cada tipo de situação.
Por que investir em QSMS?
As boas práticas de QSMS impactam diretamente em como a sua empresa é percebida e avaliada no mercado. Isso porque demonstram seu compromisso com a ética e responsabilidade social.
O cuidado com o meio ambiente, a preocupação genuína com a saúde e segurança dos trabalhadores e o compromisso com a qualidade do que é ofertado ao público se tornam ativos estratégicos para o crescimento e consolidação do negócio frente aos clientes e concorrência.
Mas não é só: a implementação do QSMS ainda torna sua operação mais eficiente, unindo os esforços de duas ou mais áreas da companhia sob o mesmo objetivo, consolidando informações, diminuindo o retrabalho e reduzindo custos.
Além disso, por tratar de tópicos tão essenciais à produtividade e ao sucesso da empresa — os meios, a distribuição, a força de trabalho — o QSMS se torna necessário ao reduzir riscos de acidente, aumentar a sensação de segurança e oferecer mais qualidade de vida aos seus colaboradores.
QSMS e sua relação com a segurança do trabalho
A manutenção de altos padrões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde — que preservam os trabalhadores e resguardam as companhias — não são apenas boas práticas, mas uma obrigação fundamental das empresas.
E não tem como falar em gestão de QSMS sem levar em consideração riscos socioambientais e suas potenciais consequências.
Entre as iniciativas aplicadas para mitigá-los, se apresentam por exemplo treinamentos em saúde e segurança do trabalho (SST), exigidos na execução de determinadas funções e de acordo com as normas regulamentadoras constituídas pelo Ministério do Trabalho — sendo a NR 1 a primeira e aquela que estabelece as diretrizes para as demais NRs.
Certificações QSMS
As certificações de QSMS são variadas e aplicadas de acordo com o segmento do seu negócio. Contudo, algumas abrangem a maior parte dos setores, sendo as principais:
ISO 9001 – Gestão da qualidade
A ISO 9001 certifica os sistemas de gestão de qualidade e busca garantir a eficiência na produção e entrega de produtos.
Trata-se de um sistema internacional, criado pela International Organization for Standardization (ISO). Ele pode ser adotado por qualquer empresa, de qualquer porte, sendo o mais conhecido e amplamente usado por organizações de sucesso em todo o mundo.
Entre seus benefícios, o principal é o diferencial competitivo, uma vez que a certificação representa um atestado nacional e internacional à qualidade do trabalho, que assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. E mais:
- possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores;
- serve como alavanca na busca pela qualidade total;
- propicia condições para maior competitividade no mercado;
- otimização de processos;
- e a redução de custos.
ISO 14001- Gestão do meio ambiente
Pensar em ações sustentáveis e investir em uma produção ecologicamente correta passou a ser uma exigência mundial e entrou para o rol de prioridades de muitas empresas.
Nesse sentido, a ISO 14001 tem como objetivo avaliar a cadeia produtiva das organizações, a fim de identificar atividades poluidoras e pontos de desperdício. Além disso, promove o monitoramento do sistema de gestão ambiental, sempre visando que os negócios cresçam sem prejudicar o meio ambiente.
Ao seguir a norma, a empresa fortalece sua imagem aos olhos da comunidade — incluindo fornecedores, clientes e investidores — e também promove:
- redução de riscos de acidentes ecológicos;
- melhorias na administração dos recursos energéticos, materiais e humanos;
- impacto, especialmente, nas contas a pagar;
- e ambiente de trabalho mais saudável, com profissionais que se dedicam a ações mais assertivas e eficientes.
ISO 45001 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional
A ISO 45001 visa assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para as empresas e seus trabalhadores. Foca não apenas nas normas para situações de perigo, como também em identificar e antecipar riscos, além de facilitar a integração com outras normas de Sistema de Gestão.
Promove diversos benefícios para as empresas certificadas, como:
- Prevenção de acidentes e doenças do trabalho;
- Melhora na produtividade;
- Atendimento aos requisitos legais aplicáveis de Segurança e Saúde Ocupacional;
- Prevenção de ações trabalhistas por práticas corretas de gestão;
- Prevenção de incidentes na organização.
QSMS na sua empresa: como implementar
Como vimos, a gestão integrada de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde (QSMS) é uma responsabilidade das empresas, com implicações diretas nas normas de SST.
Sua implementação pode se dar através da contratação de uma equipe de Segurança do Trabalho ou ainda de uma consultoria especializada. A KGS reúne um time de profissionais capacitados e toda a expertise necessária para auxiliar você e sua equipe na implementação e manutenção destes sistemas.
Mas lembre-se, qualquer que seja o caminho escolhido, sua empresa deverá atuar na redução de riscos e impactos ao meio ambiente, prevenção de acidentes, criação e aplicação de políticas de segurança, se adequar às normas e oferecer treinamento e equipamentos de segurança adequados.
Quer se capacitar? Fale conosco ou consulte nossa plataforma de treinamentos de normas regulamentadoras (NRs).